Templates grátis para e-mail marketing
14/03/2022E-goi ou SendGrid
17/03/2022As melhores ferramentas de e-mail marketing são muito eficientes, auxiliando você e sua empresa a manter um contato direto com o seu público-alvo.
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital muito eficaz para captar a atenção dos clientes e para converter leads.
Contudo, para realizar boas ações de e-mail é preciso contar com profissionais que entendam do assunto e/ou contratar ferramentas que ajudam nos envios dos conteúdos.
Confira, aqui, as 5 melhores ferramentas de e-mail marketing e experimente as que possuem o melhor custo-benefício para a sua empresa, e que vão de acordo com as suas necessidades.
O que é ferramenta de e-mail marketing?
Uma ferramenta de e-mail marketing é basicamente um programa/software que vai facilitar e agilizar o processo de envio de conteúdos por e-mail.
Esse tipo de ferramenta consegue enviar mensagens para um grande número de pessoas, sem problemas com os temidos “spams“.
Utilizando uma boa ferramenta de e-mail marketing é possível:
- Elaborar layouts/designs diferentes para os e-mails;
- Segmentar os contatos;
- Personalizar as mensagens com os nomes dos clientes;
- Agilizar o disparo das campanhas;
- Conferir os resultados dos envios dos e-mails.
Ferramentas de marketing digital, que são boas, realmente trazem uma série de vantagens para sua equipe de trabalho e, consequentemente, para sua empresa.
É possível deixar os e-mails com uma cara mais profissional, com um design que é a cara da sua marca, chegando nas pessoas certas, com os nomes e informações delas (tornando isso mais exclusivo e próximo), além do envio ser rápido e eficaz.
Todas ou a maioria das ferramentas de e-mail marketing geram relatórios muito interessantes sobre os envios dos conteúdos, sendo possível ver quantas pessoas abriram os e-mails, quantas leram as mensagens, quantas clicaram nos links disponíveis e muito mais.
Conheça as 5 melhores ferramentas de e-mail marketing
Escolher a ferramenta certa para a sua empresa e para os objetivos das suas campanhas faz toda a diferença, principalmente para ter bons resultados.
Muitas ferramentas, inclusive, oferecem planos de e-mail marketing gratuitos, e outras oferecem um período de teste grátis para que você possa conhecer melhor o que será mais útil e eficaz para sua empresa. Veja abaixo as 5 melhores ferramentas de e-mail marketing:
1 – E-goi
O E-goi é uma excelente ferramenta de e-mail marketing, é a melhor em custo-benefício do mercado, possuindo diversas funcionalidades, inclusive recursos voltados para E-commerce, com o objetivo de recuperar carrinhos abandonados.
Possui um plano gratuito com diversas vantagens para empresas ou para quem deseja conhecer melhor a ferramenta antes de adquirir outros planos pagos e mais profissionais.
O plano de e-mail marketing grátis do E-goi é conhecido como Social One, neste caso o usuário realiza o cadastro e usa ele sem tempo limite, ou seja, é possível usá-lo por pelo tempo que quiser, sem pagar nada por isso.
Com o plano Social One do E-goi é possível colocar em ação diversas estratégias no envio de e-mail marketing. Com ele é possível:
- Criar e agendar posts no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Google My Business e Whatsapp Leads;
- Usufruir do WebPush ilimitado, de até 35.000 contatos;
- Enviar e-mail marketing de forma ilimitada;
- Aproveitar templates com Design Profissional, prontos para serem usados;
- Criar Landing Pages e Pop-ups.
Além do plano totalmente gratuito, por tempo indeterminado, é possível escolher outros planos pagos mais profissionais e completos, sendo ideais para médias e grandes empresas.
O E-goi é uma ferramenta fácil de ser utilizada, é completa, prática e simples. Com esse tipo de ferramenta sua equipe de trabalho consegue enviar e-mails mais rápidos e com relatórios, além de ganhar mais tempo para priorizar outras atividades da empresa.
2 – MailChimp
O MailChimp é outra ferramenta muito eficiente e bastante popular na web, para o envio de e-mail marketing, direcionada à pequenas empresas.
Só é preciso ter cuidado ao utilizar o plano gratuito, já que ele possui um limite de envios e, caso ultrapasse, o valor do excedente é cobrado automaticamente.
No caso do plano de envio de e-mail marketing gratuito o limite mensal de e-mails é de 10.000 envios (limite diário de 2.000), sendo uma quantidade bem menor do que ocorre no E-goi gratuito.
É uma ferramenta que possui planos pagos bem completos, com diversas funcionalidades. Também é fácil de mexer, com design intuitivo e integração com muitos canais, páginas e aplicativos.
Com o MailChimp é possível: criar listas personalizadas, realizar campanhas segmentadas, analisar os resultados dos envios dos e-mails, dentre muitos outros.
3 – RD Station
Uma outra ferramenta de envio de e-mail marketing bastante conhecida, porém com valores mais elevados, é a RD Station.
Todos os seus planos de e-mail são pagos, oferecendo apenas um período de 10 dias de teste grátis. Apesar dos valores e limitações de cada plano, com o RD Station é possível:
- Enviar e-mail marketing;
- Criar ações de conversão de leads;
- Mensurar e analisar as ações;
- Realizat integrações com as redes sociais;
- Criar landing pages;
- Otimizar conteúdos (SEO) e muito mais.
4 – GetResponse
O GetResponse é conhecido por ser uma ferramenta extremamente fácil de ser utilizada. Possui um plano gratuito, mas com algumas limitações.
No plano de e-mail marketing grátis da GetResponse o usuário pode:
- Newsletters ilimitadas;
- 1 landing page (criação e armazenamento de 1 landing page com limite mensal de 1.000 visitantes);
- Website Builder (criação e amazenamento de 1 site, e acesso a todos os recursos essenciais como galerias, pop-ups e formulários);
- Domínio customizado;
- Formulários de assinatura (até 500 contatos).
Conta com planos pagos relativamente baratos, principalmente se comparado a outras ferramentas mais conhecidas e mencionadas anteriormente.
Contudo, é importante comparar preços e o que está incluso em cada pacote, pois há limitações em cada plano, em cada ferramenta apresentada.
O GetResponse, inclusive, possui preços acessíveis, mas muitas limitações. No geral, oferece menos funções em relação as outras ferramentas.
5 – Mailify
Uma ferramenta de automação de marketing muito sofisticada, com muitas opções de templates e liberdade para criar novos designs, para que os e-mails fiquem com a cara da sua empresa.
Assim como acontece no E-goi, no Mailify o usuário conta com um suporte bem próximo para eventuais dúvidas e ajuda no uso da ferramenta.
No Mailify, o usuário pode experimentar as suas funcionalidades premium durante 30 dias, antes de adquirir o pacote pago, com 500 créditos de e-mail e 10 créditos de SMS.
Por ser uma ferramenta de e-mail marketing muito utilizada na Europa, os seus planos pagos possuem valores a partir de €69 por mês, incluindo 5.000 créditos de e-mail. Com os planos pagos você conta com:
- Criação de campanhas automatizadas e multicanal;
- Gestão de landing pages;
- Formulários de inscrição;
- Gestão de contatos ilimitada;
- Galeria de templates inteligentes e responsivos;
- Editor de HTML simplificado com função arrastar e soltar;
- Testes A/B;
- Relatório detalhado dos seus destinatários.
Vantagens de usar ferramentas de e-mail marketing
São diversas as vantagens de investir em boas ferramentas de automação de e-mail marketing, afinal quanto mais rápido e eficiente for o envio dos seus conteúdos aos seus clientes e leads, melhor serão os resultados da sua empresa.
Usar ferramentas de e-mail marketing completas faz com que sua equipe de marketing consiga:
- Enviar rapidamente as informações para o seu público;
- Enviar e-mails e sms para muitas pessoas ao mesmo tempo;
- Menos chances do e-mail ir para o spam;
- Templates e designers prontos;
- Agilizada e ganho de tempo;
- Relatórios de dados;
- Mais assertividade e melhora nas estratégias;
- Mais conversões de leads;
- Mais vendas.
São muitos os benefícios de investir em ferramentas de e-mail marketing, principalmente por acelerar os processos de trabalho da sua equipe e mesmo assim conseguir resultados positivos com as campanhas.
Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing?
Para fazer a melhor escolha da ferramenta de e-mail marketing é importante avaliar algumas questões da sua empresa, da sua equipe de marketing e dos seus objetivos.
O seu orçamento precisa coincidir com os planos ofertados, as funcionalidades delas precisam atender os objetivos das ações de marketing da sua empresa, e também é muito importante que a ferramenta seja fácil de ser utilizada pela sua equipe de trabalho.
No geral, é preciso ver analisar o custo-benefício da ferramenta para sua empresa. Muitas das ferramentas que mencionamos oferecem bons preços, mas com limitações que talvez não compense para você.
Outras ferramentas possuem planos com preços um pouco mais elevados, porém oferecem tudo o que você precisa para obter os melhores resultados com os envios de e-mail marketing.
Se possível faça os testes grátis ou comece com os planos gratuitos que cada ferramenta oferece. Dessa forma você consegue avaliar melhor o que é essencial para suas ações de marketing e decidir qual site atende melhor as suas expectativas.
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Perguntas Frequentes
1 – Qual o melhor E-mail marketing gratuito?
Considerando as diversas limitações de muitas ferramentas de e-mail marketing, podemos dizer que o E-goi se destaca, já que seu plano gratuito possui muitas funcionalidades e poucas limitações.
2 – Como fazer e-mail marketing de graça?
É possível criar conteúdos e fazer o envio de e-mail marketing de graça utilizando ferramentas que possui planos gratuitos ilimitados ou experimentando os testes grátis válidos por 10 ou 30 dias das ferramentas.
3 – Como conseguir uma lista de e-mails grátis?
Para não ser inconveniente e deixar seus conteúdos virarem spam, é importante realizar parcerias com outras empresas que possuem o mesmo nicho que o seu, ou buscar estratégias como as iscas digitais, oferecendo materiais ricos para os seus leads em troca de seus dados básicos, inclusive e-mail.
4 – Qual a ferramenta mais importante do marketing?
Na área do marketing digital encontramos uma infinidade de ferramentas que auxiliam as empresas em seu crescimento. Mas não há como dizer, de forma assertiva, qual é a melhor do mercado, pois cada uma oferece um benefício para sua empresa. E os resultados podem ser de diferentes estratégias. É preciso conhecer melhor a área e o público do seu empreendimento. Além de contar com profissionais capacitados e ferramentas eficientes.
5 – O que é automação de e-mail marketing?
É uma forma automatizada de enviar diversos e-mails, podendo ainda personalizar com o nome e dados do assinante, reduzindo os trabalhos manuais para aumentar a eficiência na comunicação com o seu público, contatos do e-mail.